Dublagem provavelmente o maior acesso de produção nacional que temos contato desde de muito pequenos, de animes a produções hollywoodianas, a dublagem nacional é a matéria prima nos primeiros contatos a sétima arte, sendo o Brasil referência nessa arte interpretativa, que hoje ganha ainda mais força com novas produções e a expansão para outras mídias como a indústria dos vídeo games.
Ser um dublador não é somente voz, mas sim corpo, alma, coração e técnica, a voz e as palavras têm a intenção de levar o máximo de emoção e fidelidade em cada cena e hoje no Brasil temos grandes referencias como:
Hélio Ribeiro
- Princesa Caroço, em Hora de Aventura.
- Robert De Niro nos filmes Mera Coincidência, Homens de Honra, Os Bons Companheiros, 15 Minutos, Máfia no Divã, Despertar de um Homem, O Amigo Ocultoe Estranha Obsessão.
- Steve Martin – voz oficial.
- Tom Cruise em Top Gun: Ases Indomáveis.
Garcia Junior
- Pica-Pau.
- Príncipe Adam, em He-Man.
- Arnold Schwarzenegger nos filmes O Exterminador do Futuro 2 e 3, O Vingador do Futuro, O Sobrevivente, Comando para Matar, O Predadore O Último Grande Herói.
- Simba (adulto), em O Rei Leão.
- A Fera e o Gaston, de A Bela e a Fera.
- Han Solo, em Star Wars: O Império Contra-atacae O Retorno de Jedi.
- Pato Donald, em O Conto de Natal do Mickeye outros desenhos clássicos da Disney.
Wendel Bezerra
- Bob Esponja.
- Goku, de Dragon Ball.
- Edward Cullen, de Crepúsculo.
- Jackie Chan, de As Aventuras de Jackie Chan.
Miriam Ficher
- Vaca, de A Vaca e o Frango.
- Angelina Jolie – voz oficial.
- Drew Barrymore – voz oficial.
- Charlene, de Família Dinossauro.
Thiaggo Guimarães
- Power Ranger – Ranger preto
- Jabo de Unicornio – Cavaleiros dos Zodiacos
- Dr Robert Ray – cirurgiões de Hollywood
- Collin farrel – Pergunte ao Pó
- James Bell – Pure Genius
Aqui estão 5 dicas para que possa dar início e se tornar um dublador profissional:
1- O que é necessário para se tornar um dublador?
Para se tornar um dublador é necessário saber ler fluentemente em voz alta, saber interpretar, e se souber falar inglês, melhor ainda. – “Meus amigos e minha família dizem que tenho voz bonita…” -Ótimo, mas quem não tiver, terá as mesmas oportunidades de trabalho, ter registro profissional como ator ou atriz é peça fundamental para iniciar esta atividade.
2- Como conseguir o registro de ator/atriz?
Vá até o Sindicato dos Artistas e pegue a relação dos cursos que o próprio sindicato indica. Há cursos com duração de, 2 anos; aulas diárias ou 3 vezes por semana.
A Braapa oferece um dos melhores cursos de ator e atriz de São Paulo com certificado em 17 meses. Munido do diploma de conclusão volte ao sindicato para obter o Atestado de Capacitação, e vá ao Ministério do Trabalho. Lembre-se: nenhuma empresa de dublagem o aceitará sem esse registro, por mais talento que você demonstre.
3- Como saber se tenho talento?
Você os diverte com imitações. Este é o começo. Pode acreditar nisso. Se você tem o hábito de gravar desenhos animados e filmes para depois ficar imitando a gravação, parabéns! É um grande exercício de interpretação. Continue, não pare. Isso será de grande utilidade no curso de teatro que você vai fazer e posteriormente na dublagem. O imitador quase sempre é um excelente ator
4- Terei emprego?
O curso não é uma agência de empregos. Ele ensina a profissão. Na Braapa você também pode se especializar com o curso de dublagem com direção de Tiaggo Guimarães. O curso proporciona especialização em 4 a 10 meses e assim você terá um currículo daqueles que revelam talento, disciplina, dedicação e profissionalismo.
5- Qualquer um pode fazer o curso?
Sim pode, o curso de ator ou atriz desenvolve os talentos, com método e disciplina, como tudo na vida basta dar o primeiro passo e se matricular em uma boa escola de teatro.