Escola
A BRAAPA Produções Artísticas foi formada em 1997, pelos atores André Bravo Valente e Eduardo Paiva, para produzir o espetáculo infanto-juvenil “Poliana, a menina”. A montagem recebeu várias indicações e prêmios, como: MAMBEMBE e APETESP 1997.
A partir de 1998 começou a organizar cursos de interpretação para TV com Diretores como: Wolf Maya, Jacques Lagoa (Manchete, Record e SBT), Walter Avancini, Ignácio Coqueiro (na época, Rede Globo), Paulo Silvestrini (Globo), Alexandre Boury (Globo), David Grinberg (SBT), e também cursos de roteiro para TV com a autora Global: Maria Carmem Barbosa. O objetivo era adequação da interpretação de atores para a linguagem televisiva.
Os cursos organizados pelos proprietários da BRAAPA, logo ficaram conhecidos no mercado como um dos mais bem organizados e de melhor qualidade de ensino.
Isso se deve a preocupação dos mesmos em seguir a filosofia de que o importante não era trazer um diretor para ministrar o curso visando somente o nome ou o cargo, mas sim, pela maneira como aquele diretor desenvolvia em sua função a direção de ator, coisa que muitos desprezam ao dirigir a cena apenas tecnicamente.
Dos cursos da BRAAPA saíram atores para diversos trabalhos em TV como: Henri Castelli, Max Fercondini, Vanessa Machado, Daniele Guerreiro, Juan Alba, Giovanni Grecco, Heitor Martins (Pitbitoca), todos esses na Rede Globo. E Kika Julianelli (Record), Simone Soares (SBT e atualmente Globo), Alex Camargo, Fernanda Migotto, Fabrício Pietro, Amadeo Lamounier e Vicente Morellato (entre Record, SBT e Bandeirantes), e outros.
Entre os nomes já conhecidos na época, que fizeram os cursos para reciclar, estão: Samanta Monteiro, Luigi Barricelli, Marcelo Augusto, além de diversos rostos da publicidade, como por exemplo, Graziela Moretto, Marisol Ribeiro e Marta Meola, que mais tarde vieram a ocupar papéis de destaque nas novelas: “Da Cor do Pecado”, “América” (Globo) e “Seus Olhos” (SBT). Pudemos acompanhar, também, o trabalho da atriz Marina Lopes que teve destaque em papéis centrais nas novelas da TV Record e dos atores Júlio Rocha, Malvino Salvador e Rodrigo Lombardi, que vêm se destacando em vários papéis na Rede Globo, todos alunos dos cursos BRAAPA.
Em 2003 inaugurou o ESPAÇO E FORÇA CULTURAL BRASILEIRA, um centro de desenvolvimento humano através das artes, que visava a formação do público bem como, o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos profissionais na área das artes cênicas, e a melhoria da qualidade de vida do cidadão comum através da expressão nas artes dramáticas.
Continuando com o sucesso histórico de qualidade e seriedade, a BRAAPA realizou palestras de motivação, cursos de teatro com apresentação de peças, cursos na área de voz e workshops de TV com Luiz Antonio Rocha (Produtor de elenco da Rede Globo), Jacques Lagoa (diretor de novelas do SBT na época) Maurício Sherman (Diretor do programa Zorra Total), Fernando Rancoleta (produtor de elenco do SBT e hoje na Record), Rodolfo Silot (diretor de novelas e seriados entre Band e SBT); e de interpretação para cinema com o cineasta Guilherme de Almeida Prado, curso esse que teve entre seus alunos o ator Malvino Salvador.
Em 2005, a BRAAPA entra para o mercado externo ministrando e orientando o 1° Curso Internacional de Teatro e TV em Angola. Fizeram parte da equipe de professores: André Bravo Valente, Eduardo Paiva e Eduardo Osório. Entre os alunos, várias estrelas do teatro e da televisão local. O sucesso e a qualidade do curso ganharam a mídia do País. Também fizeram parte da Equipe BRAAPA, o ator e autor Ronaldo Ciambroni e a atriz Patrícia Rinaldi, que ministraram um curso de dramaturgia teatral e teledramaturgia e fizeram três apresentações da peça “Donana”; além do iluminador Rogério Ramos que ministrou um curso de Iluminação, operou a luz de Donana e criou a iluminação dos seis espetáculos finais das turmas de Interpretação, que formaram 600 alunos em Angola.
Paralelamente ao curso em Angola, a BRAAPA inicia a primeira turma de seu curso de formação de atores no Brasil, uma vez que o intuito era a especialização de atores.
Para marcar essa nova fase, o “Espaço e Força Cultural Brasileira”, passou a ser conhecido como BRAAPA FORÇA E CULTURA.
Sua rápida expansão leva a mudança para um espaço maior e a investir profundamente no curso de formação de atores. Em 2007, amplia esse novo espaço para atender a crescente demanda, com a construção de uma nova sala.
Foi quando a BRAAPA homenageou uma das maiores atrizes da História do Brasil, com uma sala que leva o seu nome, LAURA CARDOSO. A atriz já ministrou palestras e workshops na escola.
Em 2008, a BRAAPA retomou seu núcleo de produção teatral e esteve em cartaz com o espetáculo “Velório à Brasileira” de Aziz Bajur, no Teatro Ruth Escobar com grande sucesso de público e um elenco composto por atores profissionais formados pela escola BRAAPA. O espetáculo ganhou prêmio no III TABLADO MOGI – FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO 2008. Foi a primeira escola a investir nos profissionais que formou.
Em 2010, a BRAAPA FORÇA E CULTURA trouxe por duas vezes o diretor de grandes astros internacionais, o americano Robert Castle, diretor e professor por mais de 10 anos do Lee Strasberg Theatre Institute, de Nova York, Robert trabalhou com atores como Brooke Shields, Michelle Pfeiffer, Jane Fonda, Sean Penn, Tom Cruise, Angie Dickenson, Jeannie Berlin, George Segal, Jeff Goldblum, Charles Durning, entre outros. É considerado um dos 10 maiores preparadores de elenco do mundo. Seu workshop na BRAAPA contou com a ilustre presença da atriz Laura Cardoso.
Em 2012, trouxe pela terceira vez o workshop com a preparadora de elenco da Rede Globo Andréa Cavalcanti.
A BRAAPA foi uma das primeiras escolas a incluir na grade curricular de seu curso de formação de atores a disciplina de Interpretação para TV e Publicidade e a única que contém a disciplina de Desenvolvimento Pessoal, que inclui treinamento de Programação Neurolingüistica (PNL) e orientação na carreira.
Em 2017, visando maior conforto aos seus alunos e melhor eficácia dos em seus cursos, amplia o seu espaço e investe em infraestrutura. Sendo assim, possuí hoje duas salas amplas para ensaio / aulas, sendo uma com espelho para aulas de expressão corporal e outra com TV e acesso a internet para as aulas teóricas; uma sala estúdio para aulas de TV e Publicidade; um estúdio devidamente equipado para aulas teóricas e práticas de Dublagem. Além de cozinha com espaço para lanche / almoço, com geladeira e micro-ondas disponíveis para uso; secretaria, recepção e área externa com um belo jardim.
Atualmente conhecida como BRAAPA Escola de Atores, oferece Curso de Formação Profissional de Atores (DRT) Intensivo para Teatro, TV e Cinema, no período matutino, noturno e intensivo aos sábados. Além de diversos cursos livres e workshops como: Clown, Oficina de Roteiro, A Criação do Personagem, Teatro para a Melhor Idade e Dublagem.
Recebe alunos de todas as partes da cidade São Paulo, interior e também de várias outras regiões do Brasil.
HISTÓRICO DOS DIRETORES
Formado em Administração de Empresas pela FMU em 1992, começou a cursar teatro em 1986, passando a se dedicar mais nessa área a partir de 1993 e não parou mais. Profissionalizou-se como ator e trabalhou em vários espetáculos entre infantis e adultos com diretores de renome no mercado, como Jacques Lagoa, Silnei Siqueira, Zeno Wilde,entre outros.
Dentre os espetáculos que atuou destacam-se “A Bela e a Fera”, “Sonho de uma Noite de Verão”, Rua São Luiz- 27 – 8º andar, entre outros.
Sempre se envolveu para ajudar nos trabalhos de produção das peças em que trabalhava, viabilizando várias através de contatos.
Em 1997, formou junto ao ator Eduardo Paiva a BRAAPA Produções Artísticas e produziu o espetáculo “Poliana, a menina”, onde também atuava, tendo inclusive, seu trabalho destacado pela crítica. O espetáculo foi indicado para vários prêmios, chegando a ganhar algumas das indicações.
Nos trabalhos em TV como ator, sentiu a diferença entre as linguagens, e devido sua formação teatral, tinha dificuldades na linguagem televisiva.
Decidiu então, fazer um dos raros cursos de TV, existentes no mercado, e viu que o objetivo básico do curso era dar dicas, gravar as cenas sem uma orientação didática, e principalmente estabelecer contatos. Como desejava, realmente, aprender o mecanismo da linguagem, começou a desenvolver junto a seu sócio, cursos de interpretação para TV com diretores de ator no veículo, ambientados em estúdios de gravação e com qualidade de ensino. Produziu com seu sócio, os cursos de todos os diretores e personalidades realizados pela BRAAPA.
Como ator, ainda participou como coadjuvante no seriado de “As novas aventuras de Tiazinha” na TV Bandeirantes, além de novelas no SBT.
Participou do Espetáculo “Miss Brasil sou Eu” de Ronaldo Ciambroni e ministrou aulas de Interpretação para TV e Desenvolvimento Pessoal pela BRAAPA no “1° Curso Internacional de Teatro e TV em Angola”, onde permaneceu por 3 meses implantando o projeto.
Ministrou palestra de Desenvolvimento Pessoal na loja Maçônica Grande Oriente Paulista. Na BRAAPA ministra Curso de Desenvolvimento Pessoal, além de Curso de Interpretação para TV.
Participou de vários filmes publicitários como: Ponto Frio, Volkswagen, ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), CPTM (Governo do Estado de São Paulo), programetes publicitários do Unibanco intitulados “É da sua conta” para o dia das mães e dia dos Pais, entre outros. Recentemente esteve no ar com o comercial da “Fiat”, ao lado de Dani Bananinha, bailarina do programa do Luciano Huck.
O ator André Bravo Valente retornou ao elenco de “A Bela e a Fera” em 2007 no teatro Folha, onde permaneceu até 2009; e foi Diretor Geral de produção do premiado espetáculo “Velório à Brasileira” de Aziz Bajur, em 2008.
Como apresentador, atuou no programa “Rally Universitário” para TV da Internet em 2010.
É um dos Diretores da BRAAPA FORÇA E CULTURA onde ministra aulas regulares de Desenvolvimento Pessoal, além de aulas particulares de Interpretação para TV e Publicidade.
André Bravo Valente
Diretor – Website
Formado em Rádio e TV pela FAAP em 1994, desde 1986 já se apresentava em espetáculos e festivais amadores de teatro, porém com diretores profissionais e de renome.
Atuou em diversos comerciais e programas do SBT, chegando a ser contratado pela casa. Também atuou em vários espetáculos de teatro infantil e adulto, tendo se destacado muito no meio artístico e no público de teatro com o personagem Gaston, de“A Bela e a Fera” no Teatro Imprensa em 1995.
Em 1997, se associou ao ator André Bravo Valente para formar a BRAAPA Produções Artísticas e produzir o musical “Poliana, a menina”, produção essa que viria a receber indicações e prêmios do teatro, além de ter sido considerada pela crítica como o melhor elenco de teatro infantil já visto em São Paulo até então.
A partir de 1998, começou a trazer diretores de TV para realizar cursos de interpretação para TV, no intuito de melhorar o nível dos cursos nessa área, o que acabaria por formar um modelo junto com seu sócio, seguido posteriormente pelos concorrentes devido à repercussão no mercado da organização e qualidade de ensino dos mesmos.
Atuou em longa metragem com co-produção internacional ao lado dos atores Michael York e Jennifer O’neal. Também participou na TV do seriado “As Novas Aventuras de Tiazinha” (TV Bandeirantes) e das novelas “Tiro e Queda” e “Louca Paixão” (TV Record).
Esteve em cartaz de 2004 a 2007 com o espetáculo “Miss Brasil sou Eu” de Ronaldo Ciambroni no papel de apresentador.
Atuou em vários filmes publicitários, entre eles destacam-se o comentado comercial da Azaléia ao lado de Grazi Massafera do BBB5 que veiculou internacionalmente, dos carros Picasso da Citröen e Novo Gol, STILL (Ferramentas de Jardim), DPVAT, Kaiser, celulares Tess, entre muitos outros.
Foi um dos professores de Interpretação para TV da Equipe BRAAPA no “1° Curso Internacional de Teatro e TV de Angola”, onde permaneceram 3 meses.
É apresentador dos eventos da empresa Italiana GAMA ITALY, nas feiras anuais Hair Brasil e Cosmética em São Paulo.
Em 2007 retornou ao elenco de “A Bela e a Fera” e em 2008 participou, como ator e produtor, do premiado espetáculo “Velório à Brasileira”.
Atualmente ministra cursos regulares de Interpretação para TV e Publicidade, além de aulas particulares de Apresentação de Programas de TV e Eventos na BRAAPA FORÇA E CULTURA, cumprindo satisfatoriamente o objetivo da proposta do projeto, que é fazer com que os atores sejam mais editados e aprovados nos testes de Publicidade e TV.
É um dos diretores da BRAAPA FORÇA E CULTURA.
Eduardo Paiva e André Bravo Valente, juntos, foram responsáveis pela idealização, planejamento, organização e implantação da Escola de atores Wolf Maya no Shopping Frei Caneca.
Eduardo Paiva
Diretor – Website